quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

40% de Cultura. 40% de Direito. 100% de Luta.

Para aqueles que não sabem exatamente o que está acontecendo, vamos esclarecer:

O Senado aprovou nos últimos dias um projeto de lei que limitará em 40% a quantidade de bilhetes destinados a meia entrada, ou seja, se esses 40% de ingressos forem vendidos, os outros 60% restantes são de preço único, o preço máximo.

Independente se você é estudante, idoso ou de alguma forma tenha direito a pagar meia-entrada, você infelizmente não poderá exercer tal direito, porque o nosso querido governo vetou.

Por enquanto, isso ainda é um projeto de lei que precisa ser aprovado na câmara dos deputados e depois será analisado pelo excelentíssimo Sr. Luis Inácio Lula da Silva, e é este quem decidirá ou não o destino da NOSSA meia entrada.

Aliado a isso, mas não menos importante, temos também impasse da unificação das carteirinhas.

De um lado, dizem que isto contribuirá para com que não mais hajam falsificações.
Do outro, argumentam que assim, pagaremos por algo que já é nosso ( a caretirinha ) e assim, o governo tem maior controle em relação ás passagens de RioCard ( que de 8 p/dia está em 5 p/dia ) etc e tal.

Quanto ás carteirinhas a opinião se divide, cada um tem a sua. Mas em relação a meia-entrada, é unânime.

E o porque disso estar acontecendo ?
Bom, basicamente por que os empresários e os artistas não mais lucram como antes, pois hoje alegam que a meia-entrada chega a representar 80% das vendas da bilheteria.
Isto é, as carteirinhas representam prejuízo empresarial pois hoje, " todo mundo é estudante " (palavras de um produtor musical)

Baseado nisso fica a dúvida: nós que realmente temos este direito, nós que cumprimos nosso papel de cidadão, somos obrigados a pagar entrada inteira por causa daqueles que prejudicam o núcleo artístico e empresarial ?

Um comentário:

  1. É puro mentira essa história de que a meia-entrada está prejudicando os empresários pois eles podem comprar os preços que quiserem.
    O que se vê são duas criticas a meia-entrada. Uma é que os preços encareceram muito e outro é que inviabiliza os empreendimentos dos produtores e atores. Só que como se preços estão bem mais caros, como eles estão tendo prejuízo?
    O que compreendo é que essa lei só pode assegurar um lucro ainda maior para esse empreendedores.
    O que é realidade é que quem arca com os custos do meia-entrada é o empresário e o ator e sim são aqueles que não tem direito a meia-entrada. São a estes que recaem o ônus social desse direito que beneficia idosos, estudantes, deficiente e menores de 21 (no rio de janeiro).
    Enfim a grande questão é se a sociedade está disposta a arcar com os beneficio para esses pequenos grupos sociais.

    PS.: E, por favor, ninguém que acredita que os ingressos vão baixar como dizem alguns atores com a maior cara de pau.

    ResponderExcluir